sábado, 23 de agosto de 2008

O PSD e as verdades inconvenientes


Em texto publicado no dia 14 de Agosto, intitulado “O PS e as obras na freguesia de Rio de Vide”, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Sr. Reinaldo Couceiro, fez acusações falaciosas ao Presidente da Concelhia do PS Miranda e que, em nome da verdade, convém esclarecer.

Ao contrário do que o Sr. Vice-Presidente afirma, estou bem informado e apenas disse a verdade. O parque de merendas do Moinho do Meio foi de facto construído no segundo mandato de Jorge Cosme.
Na intervenção de 19 de Julho no dia da Federação Distrital do PS, disponível em psmirandadocorvo.blogspot.com, apontei o mesmo como um bom exemplo de colaboração com as Juntas de Freguesia.

Como o Sr. Vice-Presidente poderá verificar e compreender, no discurso não disse que a Câmara não tem apoiado a Freguesia de Rio de Vide. Disse, isso sim, que “a Câmara não tem apoiado como devia a Freguesia de Rio de Vide”.

Aproveita também o Sr. Vice-Presidente para contornar outras verdades, como por exemplo o facto do executivo PSD ainda não ter cumprido a promessa de rever o Plano Director Municipal que, recorde-se, já em 2001 diziam que estava atrasada.

Em suma, o PSD Miranda parece dar-se mal com a verdade quando esta não lhe convém. É assim com o PDM, com a ETAR que está a funcionar mal, com a água sem qualidade, com a Zona Industrial abandonada e com outras verdades inconvenientes.

Quanto aos locais próprios para discutir e esclarecer os assuntos, gostaria de deixar bem claro que é o PS Miranda que os escolhe e não o Sr. Vice-Presidente.

Para terminar, quanto à má intenção e outras referências menos próprias à minha pessoa, como a de denegrir o meu concelho, de tão lamentáveis, inoportunas e intoleráveis que são, julgo que ficam bem com quem as fez.


MIGUEL BAPTISTA
Presidente da Concelhia do PS Miranda do Corvo

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Atentado ambiental em Miranda do Corvo










A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Miranda do Corvo está a funcionar de forma deficiente. Um dos dois tanques de arejamento da ETAR não está a funcionar, como se comprova pela foto anexa.

Desta forma, existirá uma sobrecarga em todo o sistema, nomeadamente no decantador secundário. Assim, o efluente descarregado no Rio Dueça provocará uma poluição que a linha de água não consegue certamente depurar, ainda para mais nesta época do ano devido ao reduzido caudal.

Esta situação, que se arrasta há meses, configura um autêntico atentado ambiental e um grave problema de saúde pública, visto que as águas do rio Dueça, a jusante, são usadas para vários fins: balnear, pesca desportiva, rega e captações.

O Partido Socialista de Miranda do Corvo condena a manifesta incapacidade da Autarquia para resolver o problema e exige que o mesmo seja resolvido de imediato.


Miranda do Corvo, 6 de Agosto de 2008.

A Comissão Política Concelhia do PS.