sábado, 30 de outubro de 2010

Vila Nova organizou colóquio sobre história, arqueologia e geologia de Vila Nova e da Serra da Lousã

No dia 23 de Outubro, a Junta de Freguesia de Vila Nova, organizou um colóquio subordinado ao tema "olhares sobre a história, a arqueologia e a geologia de Vila Nova e da Serra da Lousã". Mais informação sobre este evento, realizado na Freguesia de Vila Nova, pode ser encontrada em:
www.freguesiadevilanova.eu

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Falta de Médicos na Extensão de Saúde de Semide

O PS Miranda do Corvo encara com grande apreensão os problemas decorrentes da falta de médicos na Extensão de Saúde de Semide. Integrada num amplo conjunto de iniciativas, há cerca de duas semanas, os eleitos nas listas do PS solicitaram uma reunião de emergência ao Presidente da Administração Regional de Saúde de Coimbra (ARSC). Por impossibilidades de agenda, a mesma decorreu esta quinta feira, dia 28 de Outubro.

Para além do Presidente de Junta de Rio-de-Vide, estiveram presentes os representantes do PS na Comissão Municipal de Saúde e o Presidente da Assembleia Municipal. Nesta reunião, foi reafirmada a urgência de resolver rapidamente este problema, nomeadamente tendo em conta compromissos já assumidos, mas sucessivamente adiados.

É importante recordar que em 15 de Abril, aquando da apresentação do diagnóstico do ACES, os deputados eleitos nas listas do PS destacaram como fundamental fazer um levantamento do pessoal médico, de enfermagem, administrativo e outro tendo em conta a idade de reforma para determinar as necessidades futuras e a identificação de possíveis problemas vindouros relacionados com a falta de profissionais.

Posteriormente, depois de várias intervenções na Assembleia Municipal (AM) e na Comissão Municipal de Saúde (CMS), o PS procedeu à elaboração de uma carta, aceite por unanimidade na CMS, para enviar ao ACES mostrando o descontentamento com a situação da Extensão de Saúde de Semide e lembrando as promessas feitas pelo Director Executivo do ACES em reunião anterior. A reunião que hoje teve lugar, vem no seguimento deste conjunto de incitativas.

O Presidente da ARSC garantiu que em conjunto com o ACES está a efectuar todos os esforços no sentido de resolver rapidamente este problema. Até a situação estar desbloqueada a prestação de cuidados assistenciais em Semide será feita utilizando, em regime de horas extraordinárias e num sistema de rotatividade, os médicos do CS de Miranda do Corvo.

Não sendo a solução ideal para já é a possível de fazer tendo em conta a escassez de médicos que afecta todo o ACES PIN1. Foi também confirmado, à semelhança do anteriormente avançado pelo ACES, que se aguarda a constituição de uma Unidade de Saúde Familiar (USF) fruto da iniciativa de alguns médicos, enfermeiros e administrativos do ACES, que estão a preparar uma candidatura para uma USF em Miranda. Contudo, foi recordado que proposta deverá ser submetida, aguardar a sua aprovação e posterior constituição não sendo o processo dependente da ARS.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PS Miranda do Corvo cria Conselho Consultivo


José Mário Gama

A Comissão Política Concelhia do PS de Miranda do Corvo, na sua última reunião, realizada no dia 22 de Outubro, deliberou criar um Conselho Consultivo que irá ser coordenado por José Mário Gama.

Esta iniciativa, que constava do Programa de Acção da candidatura à Concelhia de Miguel Baptista, irá funcionar de forma sectorial e aberta aos militantes e independentes, e pretende ser um verdadeiro fórum de discussão que funcione como pólo centralizador do debate político concelhio e de preparação para as próximas eleições autárquicas.

Na mesma reunião foram eleitos os membros da Mesa da Comissão Política Concelhia e da Mesa da Assembleia Geral de Militantes.

Mesa da Comissão Política Concelhia:

Eurico Fernandes
Miguel Baptista
Mário Ricardo Lopes

Mesa da Assembleia Geral de Militantes:

Marco Serra Sousa
Fernando Araújo
Tierri Lopes

Presidente demissionário da Metro Mondego, Álvaro Maia Seco, apresentou propostas na Assembleia da República

O presidente demissionário da Metro Mondego, Álvaro Maia Seco, apresentou ontem na Assembleia da República uma “última proposta de dar alguma credibilidade à conclusão do Metro Mondego e ao Estado”, através de uma calendarização que estima a conclusão da construção do metro no final de 2017 e um “desenvolvimento faseado mas integral do investimento da Sociedade Metro Mondego (SMM)”.

Em vez “das duas fases que estavam previstas, devia ser feito o desenvolvimento da obra em três fases”: terminando o que está em obra, no momento, de Serpins até São José (1.ª fase), continuando depois de São José até Coimbra-B (2.ª fase) e concretizando a linha do hospital (da estação do Aeminium/Loja do Cidadão até ao Hospital Pediátrico), numa última fase.

Nesta primeira fase, que deveria ficar concluída até ao final de 2013, avançou com a possibilidade de circularem na linha carruagens alugadas ao Metro do Porto, atrasando desta forma o concurso realizado pela CP.

“De momento, se o processo não avançar não se perdem os 56 milhões previstos, mas perdem-se os 50 milhões que já foram avançados, quer nas empreitadas que já se iniciaram ou nas que já estão decididas. Atendendo que já estamos a investir nestes 30 quilómetros (a 1.ª fase), que se faça o investimento até São José porque é um nó com ligação a serviços rodoviários”, sustentou.

O especialista referiu que esta é a proposta que defende a nível pessoal “por ser um plano de investimento mais suave”. Até porque, explicou, “admito uma nova calendarização porque tenho de aceitar que as restrições orçamentais existem e que o Plano de Estabilidade e Crescimento existe. Mas tudo o que implique a suspensão dos investimentos, interpreto como suspensão do projeto”.

Sobre a extinção da sociedade e integração na Refer, Álvaro Maia Seco recusou que a REFER tenha competência para integrar a sociedade. “Tenho toda a consideração técnica pela REFER enquanto gestora, mas não lhe reconheço competência nenhuma para gerir um projeto destes”. Daí que, para ele, a absorção pela REFER é vista “como uma intenção de suspender o projeto. Se é para dar continuidade ao projeto é-me incompreensível esta proposta de fusão”.

A proposta compreende ainda que, “em vez de suspender e fundir ao contrário do que avança a proposta do Orçamento do Estado 2011”, o que considera “um disparate”, se “transforme a sociedade, com o seu conhecimento técnico, numa autoridade intermunicipal de transportes”.

Na Comissão das Obras Públicas, Transportes e Telecomunicações, os deputados presentes do PS, PSD, CDS-PP e o Bloco de Esquerda manifestaram o apoio à manutenção do projeto que consideraram ser de “extrema importância” para a região.

AS BEIRAS, 28/10/2010

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Metro Mondego





A situação do Metro Mondego foi debatida na última reunião da Comissão Política Concelhia do PS de Miranda do Corvo, realizada no dia 22 de Outubro. Em consonância com outras moções já previamente apresentadas e votadas pelo PS em anteriores Assembleias Municipais, foi aprovada a seguinte tomada de posição.

O Metro Mondego constitui um elemento determinante para o desenvolvimento dos municípios de Miranda do Corvo, Coimbra e Lousã. A sua concretização, ao contribuir para a melhoria das acessibilidades, irá viabilizar novas actividades económicas, geradoras de maior riqueza e bem-estar social, e promover o desenvolvimento sustentável dos municípios envolvidos.

As obras actualmente em curso visam a substituição de um sistema que estava a funcionar há mais de um século, não podendo, por isso, ser encaradas como uma qualquer obra nova que pode ser suspensa e adiada, mesmo que por motivos de força maior. Está em causa um serviço que afecta diariamente a vida de milhares de cidadãos, do qual não podem ficar privados por tempo indeterminado.

Os acontecimentos dos últimos meses e a recente intenção de “preparar uma solução de extinção e integração da Metro Mondego na REFER que salvaguarde o seu objecto social”, prevista no relatório da proposta de Orçamento de Estado, constituem motivos de grande apreensão quanto ao futuro do projecto.

Tendo em conta que a REFER está vocacionada para a gestão de infra-estruturas ferroviárias, não se compreende como poderá esta vir a salvaguardar no futuro a promoção do objecto social da Metro Mondego e assegurar a gestão e exploração do sistema.

A partir do momento em que se iniciaram as obras e foi destruída a linha existente, já em pleno cenário de crise, o Estado assumiu perante os cidadãos um compromisso que deve honrar. O Estado tem de ser uma entidade que assegure confiança, não podendo faltar à palavra dada, sob pena de perder a credibilidade.

O PS Miranda do Corvo está certo de que será possível continuar com o projecto tal como está planeado, mesmo que tal exija o sacrifício de outros investimentos a nível nacional que não causem tão importantes transtornos financeiros, económicos, sociais e ambientais.

Assim, tendo em conta o absolutamente excepcional interesse estratégico do projecto e os avassaladores prejuízos que a sua suspensão acarretaria, o PS Miranda reivindica que o Governo, em conjunto com os Municípios envolvidos, adopte uma solução adequada, credível e que não atrase ainda mais o projecto.
____________________________
Consulte a seguir as moções apresentadas e votadas por Deputados Municipais do PS em anteriores Assembleias Municipais:
Moção de 27 de Setembro de 2010.

sábado, 23 de outubro de 2010

Mário Ruivo Presidente da Federação



No dia 9 de Outubro, Mário Ruivo foi eleito Presidente da Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista. No Congresso da Federação, realizado hoje, Mário Ruivo foi consagrado Presidente da Federação e foram eleitos os Órgãos da Federação.

A Comissão Política da Federação integra nos lugares efectivos três socialistas Mirandenses, Ana Gouveia, António Simões e Jorge Cosme, sendo de destacar o facto de Ana Gouveia ocupar o 3.º Lugar, logo a seguir a Mário Ruivo e a Victor Baptista.

Miguel Baptista, Presidente da Concelhia, e Mário Ricardo Lopes, Presidente da Assembleia Municipal, também fazem parte da Comissão Política da Federação por inerência.

Madalena Barbeiro de Miranda do Corvo integra a Comissão de Fiscalização Económica e Finaciera.

domingo, 10 de outubro de 2010

Eleições para a Federação

RESULTADOS EM MIRANDA DO CORVO:

Presidente da Federação

LISTA A: Mário Ruivo, 66 Votos (60,6%)
LISTA B: Victor Baptista, 42 Votos (38,5%)
Votos Brancos, 1 Voto (0,9%)


Delegados ao Congresso

LISTA A: Mário Ruivo, 67 Votos (61,5%), 10 DELEGADOS
LISTA B: Victor Baptista, 40 Votos (36,7%), 5 DELEGADOS
Votos Brancos, 2 Votos (1,8%)