terça-feira, 30 de novembro de 2010

República diminuída...


Jorge Cosme

Quase todos os concelhos têm uma rua, avenida ou Praça da República.

Miranda do Corvo passou a ter, em 5 de Outubro deste ano, junto à Avenida das Moitas também uma, que foi pomposamente inaugurada, com placa bem recheada de nomes, pela Sra. Presidente da Câmara Municipal e pelo presidente das festas, o seu marido.

Adquirido o terreno para construção da Praça, depressa se iniciaram as obras de modo a ser possível a inauguração a 5 de Outubro, data marcante de centenário.

Mas não fosse a pequenez da praça em causa, e a localização (sabe-se lá porquê ali), bem como a dimensão do busto da República, encimando um pedestal bem maior, e tudo estava certo.

De facto qualquer cidadão republicano só pode ficar chocado com a pequenez da praça e do busto, e ficando apenas a interrogação: a quem de facto beneficiou a construção que parece (?) que só foi mesmo grande no preço?

Miranda tem destas coisas bem sabemos, mas nos últimos anos têm sido demais. O olhar enviesado de alguns responsáveis leva a que a distribuição não seja igualitária em todo o concelho, criando as desigualdades que a República não aprova.

Convém estarmos todos atentos, porque afinal em tempo de crise só se poupa nalguns sítios, enquanto noutros se esbanja.

Aspecto geral da "Praça"

Pormenor do "monumento"

"Tivemos a sorte de ter um Sebastião em Miranda"

"Os socialistas recordaram Sebastião da Cruz Lopes, numa homenagem que transcendeu o partido e deambulou pelas facetas de um homem que viveu para Miranda." (Diário de Coimbra, 26/11/2010)

Pode consultar AQUI a notícia publicada no Diário de Coimbra, na edição de 26 de Novembro, sobre a homenagem prestada a Sebastião da Cruz Lopes.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Grande convívio da família socialista em Semide



Decorreu no passado sábado, dia 27 de Novembro, mais um convívio da família socialista de Miranda do Corvo. O encontro realizou-se no pavilhão multiusos de Semide, tendo-se revelado mais um enorme sucesso.

Nem o muito frio que se fazia sentir, nem o jogo de Futebol Sporting Porto, impediram a presença de mais de centena e meia de militantes e simpatizantes, em mais uma clara demonstração de vitalidade da concelhia de Miranda do Corvo do Partido Socialista.

A festa contou com a presença do recém-eleito presidente da Federação, Mário Ruivo, entre vários outros representantes da distrital socialista, um sinal de apoio e reconhecimento pelo trabalho realizado, como aliás fez questão de salientar o presidente federativo no seu discurso.

O presidente da concelhia, Miguel Baptista, aproveitou a ocasião para reafirmar o empenho na luta pela defesa do Metro Mondego e do IC3, duas obras estruturantes e fundamentais para o concelho de Miranda do Corvo.

Miguel Baptista alertou o Presidente da Federação para a necessidade de serem concluidas as obras de requalificação do Mosteiro de Semide e apelou ainda para que colabore na resolução do problema da falta de médicos na extensão de saúde de Semide.

O presidente da concelhia foi ainda claro ao demonstrar o seu desacordo com as recentes opções tomadas pelo executivo do PSD, nomeadamente o projecto da Casa das Artes, esquecendo obras essenciais, como por exemplo o saneamento em muitas localidades do concelho e especialmente da freguesia de Semide, onde discursava.

Por fim, não se coibiu de lançar um alerta aos presentes, referindo que a matriz social e solidária que preside à fundação do partido está bem presente e será mais importante do que nunca, pelo que na discussão do Orçamento que se avizinha, para o qual o Partido Socialista contribuiu positivamente, apresentando propostas que espera ver consideradas, os socialistas não estão na disposição de viabilizar um Orçamento focado em faraónicas obras de puro luxo e que não tenha em conta os tempos difíceis que as famílias enfrentam.


Mário Ruivo

Miguel Baptista

Anabela Carvalho

Veja AQUI todas as fotos.

Rio de Vide apostou na requalificação de espaços



O Diário de Coimbra noticiou o balanço do primeiro ano de mandato da Junta de Freguesia de Rio de Vide.

Pode consultar AQUI o artigo publicado no jornal.

A Junta de Freguesia de Rio de Vide, dando continuidade à equipa socialista anterior, tem desenvolvido um trabalho muito positivo e orientado para o bem-estar de todos os habitantes da freguesia.

Para estar informado sobre a actividade desenvolvida pela Junta de Freguesia de Rio de Vide queira consultar o seu site: http://www.freguesiaderiovide.pt/

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Socialistas prestaram homenagem a Sebastião da Cruz Lopes


Foi num ambiente cheio de emoção que decorreu hoje a homenagem a Sebastião da Cruz Lopes, por ocasião do décimo aniverssário da sua "partida".

Por ser dia de trabalho, alguns amigos de sempre não puderam marcar presença nesta iniciativa simples, mas cheia de significado para todos aqueles que privaram com Sebastião.

No acto foi lançada a ideia de ser promovida a edição da "Biografia de Sebastião da Cruz Lopes", uma forma de perpetuar a vida e obra do saudoso socialista e mirandense.

De entre as muitas intervenções feitas no decorrer da homenagem, um dos amigos disse que "estavam ali porque, tal como Sebastião, continuavam a acreditar que é possível construir um mundo melhor", e que "enquanto homens e mulheres livres, continuavam a ter liberdade de sonhar".

De seguida dedicou a Sebastião uma passagem da obra “O Poder dos Sonhos” de Luís Sepúlveda, dizendo que acreditavam “que não há sonho mais belo do que o de um mundo onde o pilar fundamental da existência seja a fraternidade, onde as relações humanas sejam sustentadas pela solidariedade, um mundo onde todos compartilhemos da necessidade de justiça social e actuemos com coerência."

__________________________________________

Nota: O Diário de Coimbra noticiou, na sua edição de 25 de Novembro a intenção dos socialistas prestarem homenagem a Sebastião da Cruz Lopes.

Poderá consultar AQUI a notícia publicada no jornal.

Reviver Sebastião da Cruz Lopes

Sebastião foi um homem que viveu para Miranda. Desde muito novo que começou por ser um colaborador activo das suas Associações. Pessoa afável, bem-humorada e sempre disponível tornaram Sebastião uma presença quase obrigatória em todas a iniciativas que iam acontecendo em Miranda.

Ao Mirandense, aos Bombeiros, ao Grupo Recreativo e a tantas outras Associações de Miranda sempre respondeu presente quando dele necessitaram.

Sebastião era um inconformado. Nascido no tempo da ditadura de Salazar, cedo viu as dificuldades que as pessoas sentiam no seu dia-a-dia.

O seu lado humanista falou mais alto tornando-o crítico do regime instalado. Com o aparecimento do movimento de apoio a Humberto Delgado para Presidente da República, Sebastião viu a oportunidade de mudança, apoiou o movimento com todo o seu entusiasmo, participando em comícios onde chegou a usar da palavra.

Chegou o 25 de Abril e com ele a esperança de mudança que todos ansiavam. Sebastião não fugiu à regra. Democrata convicto recebe o acontecimento de braços abertos.

Aceitou fazer parte da comissão administrativa que ficou a gerir os destinos da Câmara Municipal. Acompanhado por um pequeno grupo de camaradas filia-se no Partido Socialista criando assim a secção de Miranda do Corvo.

A sua residência e o estabelecimento da família, o conhecido Café Dueça, foram a primeira sede local do Partido.

Com o apoio de um pequeno grupo de militantes trata de organizar a secção e aumentar o número de militantes e simpatizantes. Na vila o entusiasmo é grande, mas nas aldeias mais distantes ainda prevalece o medo. Mas Sebastião não esmorece.

O seu entusiasmo e militância contagiam todos os que o acompanham. Pouco a pouco, o Partido vai-se implantando por todo o concelho, ganha dinâmica e nas primeiras eleições consegue uma vitória esmagadora.

Mas Sebastião, que foi o grande obreiro da onda Socialista que assolou o nosso concelho e se mantém até hoje, continua com a humildade de sempre e a serenidade que dá o sentimento do dever cumprido.

E sempre assim se manteve. Serviu o Partido Socialista até à sua morte sem nada reclamar para si. E quando algumas vezes lhe perguntaram se tinha preferência por algum lugar nas listas de candidatos para a Autarquia, a sua resposta foi sempre a mesma “qualquer lugar me serve, quero apenas ajudar.

Era assim Sebastião. Conhecedor profundo da sua Miranda, a sua alegria era servi-la, à sua gente, às suas instituições sem nada reclamar. Amigo de todos sem distinguir crenças religiosas ou políticas, Sebastião serviu sem se servir. Outros tempos, outras vontades.

(Joaquim Godinho Soares, Sebastião N.º 1, Novembro de 2008)

Café Dueça

A pé, ou de bicicleta, a adolescência obrigava-nos a mexer, a deambular pelo concelho e pelas redondezas, arranjar e contactar amigos eram objectivos sempre presentes.

Nesses tempos já distantes, de sonho e inquietação, havia contudo dois locais que nos marcaram. Numa época de repressão, de miséria e num país sem futuro, eram sítios de leitura e diálogo, também de sonho e de crença noutro mundo melhor.

Um chamava-se Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian que percorria quase todas as aldeias do concelho, apesar de acessos quase intransitáveis.

Dentro dela viajavam dois amigos, que ficaram sempre na memória e no coração, o António e o Professor Seixas. Além dos livros, havia a simpatia e a palavra amiga, o aconselhamento na leitura.

Mais tarde percebi que aquela viatura transportava armas mortíferas contra o regime fascista e tirano, era todo um arsenal de informação, conhecimento e cultura, que os tentáculos do ditador dificilmente penetravam.

O outro local, todos o referiam simplesmente como Dueça. Não era propriamente um café, mas antes uma espécie de centro cívico. Por lá passavam os que desejavam trocar a palavra e ter informação não afecta ao regime.

O jornal “A República”, do nosso querido Raul Rego, passava de mesa em mesa, de mão em mão. Revezavam-se os três irmãos, no atendimento aos clientes mas também e sobretudo na troca de ideias e, apesar dos perigos, na crítica em surdina mas contundente.

Um dos irmãos, o mais jovem, destacava-se pela sua energia e participação nas iniciativas da oposição à ditadura. Por outro lado a sua prática diária era já o exemplo do que deveria ser uma sociedade diferente, fraterna e livre. Os analfabetos, ou que mal sabiam ler e escrever, que não eram capazes de tratar dos papéis, também faziam escala no Dueça, e lá estava ele sempre disponível para encaminhar e ajudar.

O nome era conhecido e referenciado pelo regime, como um perigoso elemento subversivo, Sebastião da Cruz Lopes, uma bandeira, um combatente, um amigo querido que há uns tempos atrás deixámos de ver.

A morte faz parte da vida, e só morre verdadeiramente quem não deixa memórias, por isso o Sebastião, como simplesmente era conhecido, continua no coração e na mente daqueles que continuam a ter capacidade de sonhar com uma sociedade diferente, livre, justa e fraterna.

(Nuno Filipe, Sebastião N.º 1, Novembro de 2008)

População de Tábuas foi ao Teatro

No dia 20 de Novembro a Junta de Freguesia de Miranda do Corvo, em colaboração com a Comissão de Moradores de Tábuas e o grupo de Teatro "Os Filhos do Palco", promoveu uma peça de Teatro em Tábuas.

Os habitantes locais corresponderam à chamada e apareceram em grande número, cerca de setenta pessoas, e não deram por mal empregue o tempo ali passado, pelo menos a julgar pelas constantes gargalhadas em uníssono.

A compor a plateia, para surpresa de muitos, encontravam-se pessoas de todas as idades que ora riam com a sátira das peças apresentadas, ora cantavam os refrões dos fados.

Esta iniciativa será para repetir no futuro, procurando o executivo da Junta de Freguesia levar este espectáculo a outros lugares da Freguesia que disponham de condições para o receber.

Esta é uma forma de apoiar as colectividades locais e permitir que o Grupo de Teatro "Os filhos do Palco" continue a exercer a sua actividade.

__________________________________________

A Junta de Freguesia de Miranda do Corvo dá assim mais um sinal muito positivo de grande proximidade para com as populações da freguesia.

Para ver fotos da actuação e para estar informado sobre a actividade da Junta de Freguesia de Miranda do Corvo, consulte o site http://www.freguesiademirandadocorvo.pt/

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Homenagem a Sebastião da Cruz Lopes



O Partido Socialista de Miranda do Corvo promove amanhã, 25 de Novembro de 2010, dia do décimo aniversário da morte de Sebastião da Cruz Lopes, uma singela homenagem ao saudoso camarada socialista.

Após um encontro de reflexão na sede do PS, com início marcado para as 12:00, seguir-se-á a romagem ao cemitério de Miranda do Corvo onde será depositado um ramo de cravos.

Recorde Sebastião, lendo os textos "Reviver Sebastião da Cruz Lopes", da autoria de Joaquim Godinho Soares, e "Café Dueça", da autoria de Nuno Filipe, ambos publicados em Novembro de 2008 no N.º 1 do Sebastião , o Boletim Informativo da Concelhia do PS de Miranda do Corvo.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Pois… de luxos em tempo de crise se trata!


Jorge Cosme

O PSD acordou tarde e a más horas para apresentar um projecto para construção, daquilo que designam por Casa das Artes, num tempo conturbado para o país e sobretudo para as autarquias locais.

E, independentemente de qual o governo que agora está no poder, e daquilo a que chegámos por força dos que por lá passaram, e foram muitos, tem que haver responsabilidade nas propostas e gastos a efectuar. A menos que se trate de deixar para os vindouros a resolução das dividas entretanto efectuadas.

E parece ser essa a política seguida no que respeita à célebre Casa das Artes, porque só agora acordaram para este projecto, de mais de dois milhões de euros, ao fim de quase uma dezena de anos de gestão municipal, e quando podiam tê-lo levado por diante há muitos anos.

Mas as prioridades foram outras e para outros espaços do nosso Concelho, bem mais indicados para o PSD de Miranda.

Sim, porque teria sido fácil.

O executivo do PS deixou na autarquia um projecto elaborado pelo Gabinete de Apoio Técnico para a construção de um Centro Cultural Municipal. A proposta era construi-lo próximo da nossa Biblioteca Municipal, no terreno do antigo matadouro municipal.

Só que o PSD, ao invés de ter aproveitado o projecto, decidiu ignorá-lo, como fez com tudo o que deixámos executado e foi muito.

Chegados à Câmara Municipal, a missão era fazer esquecer tudo o que foi realizado, como se isso fosse possível, e as obras não fossem visíveis para toda a gente. Deviam de facto agradecer o que deixámos, pois herdaram um Concelho de luxo, bem diferente daquele que anos antes nos tinham legado.

Sim, de facto é preciso falar verdade aos Mirandenses, para que estes possam confiar. Pena é que o PSD local, através do seu blog e pelo texto de Sérgio Sêco, faça exactamente o contrário. Até porque esse Vereador bem sabia da existência de tal projecto, que também ignorou, para sobretudo assegurar o seu bom lugar no executivo municipal.

É que de facto, os Socialistas de Miranda sempre foram, são e serão responsáveis e sérios em tudo o que fazem.

E sobretudo com os dinheiros públicos. Disso não abdicam, porque estes são de todos nós, não serão ignorantes e incompetentes, porque já o demonstraram e voltarão a demonstrar. E sobretudo respeitam as opiniões de outras forças políticas e dos Mirandenses.

O PSD, pela pena deste Vereador, passou ao regime do insulto e não se percebe porquê. Apenas se pode perceber porque os muitos anos de Governação dão nisto, na falta de democracia e desrespeito pelos outros.

O PS nunca praticou, nem praticará, esse tipo de política. Somos pela democracia e não contra ela, e fica até mal a quem é só maioritário na Câmara Municipal não respeitar as opiniões das outras forças partidárias, maioritárias noutros órgãos municipais.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Balanço do primeiro ano de mandato da Junta de Freguesia de Rio de Vide


Executivo da Junta de Freguesia de Rio de Vide
José Manuel Coelho Baptista (Presidente), Mário Joaquim Cardoso Vaz (Secretário) e Ramiro Cancela Carvalho (Tesoureiro).

Decorrido um ano de mandato, o executivo da Junta de Freguesia de Rio de Vide, faz o balanço do trabalho realizado, o qual decorreu dentro daquilo que foram as propostas apresentadas ao eleitorado no decorrer da campanha eleitoral.

Assim, foi um ano em que os serviços da Junta se mantiveram abertos e disponíveis aos cidadãos, nomeadamente no que se refere aos serviços informáticos, para que mais facilmente possam cumprir as suas obrigações fiscais entre outras.

Num programa a desenvolver para a criação de um circuito pedonal pela freguesia, vários foram já os antigos caminhos recuperados, nomeadamente os do Pereiro, Leiras, Corga (Soito), Vale da Junqueira, caminho do Casal das Cortes-Porto Santo. Foi dado inicio á recuperação do caminho das almas, este o antigo caminho que ligava o Vidual a Rio de Vide e que será para a inserir num projecto, que está a ser elaborado em parceria com a Câmara Municipal, do roteiro de Caminhos de Santiago.

Correspondendo a solicitação da Câmara Municipal a Junta de Freguesia apresentou a candidatura para asfaltar os seguintes caminhos agrícolas: Estrada da Azinhaga (Rio Vide-Casal das Cortes), Estrada da Rua de Santo António – Cavada e desta ao Soito no lugar do Vidual e estrada da Cascalha. Para estes caminhos foram elaborados os projectos para apresentar a respectiva candidatura, aguardando-se o seu desfecho.

Ainda no que se refere á recuperação de caminhos, a Junta procedeu, nos locais em que tal se considerou necessário, à colocação de manilhas em várias serventias e regadios públicos. As ruas dos lugares e estradas asfaltadas tem sido alvo de atenção por parte do executivo, a limpeza das bermas e valetas são primordiais para a boa conservação do estado dos pisos e a Junta tem intervido sempre que necessário.

A Junta deu especial atenção á recuperação e melhoria de espaços públicos e de lazer, tendo colaborado na conclusão das obras de construção do bar e palco da praceta da Pedreira, e, com o apoio da Câmara Municipal, concluiu o espaço junto ao bar da Capela do Casal das Cortes.

Nesta área, foi apresentada proposta á Câmara Municipal, a qual foi aceite, para a requalificação do Largo de S. Caetano em Rio de Vide com aquisição de parcela de terreno adjacente ao mesmo, elaboração do projecto. Nesta data a obra já foi apresentada a concurso, pelo que se prevê para breve o início da mesma.

Foram também eliminados os arbustos na rua Principal de Rio de Vide, local em que a Junta de Freguesia também colaborou na construção de muro, tendo sido apresentada, á Câmara Municipal, proposta para construção de passeio.

Para o Parque de merendas do Moinho do Meio, a Junta sensibilizou a Câmara Municipal para a necessidade de apoiar a Junta de Freguesia na requalificação daquele espaço. O executivo municipal aceitou dar esse apoio, estando neste momento na fase de levantamento topográfico e elaboração de projecto.

No que respeita à Extensão de Saúde de Semide, que serve parte da freguesia de Rio de Vide e que tem vindo a passar por algumas dificuldades com a falta de clínicos, a Junta de Freguesia tem diligenciado e participado em diversas reuniões tanto com o Directo do ACES-PIN I como com o Presidente da ARS, de modo a ser encontrada solução para este problema que em muito está a prejudicar a população da freguesia.

Também junto da EP-Estradas de Portugal, se tem diligenciado para a construção de passeios junto da EN 17-1 na Pedreira, bem como para a construção da conduta de águas pluviais na vala existente naquela zona.

Continua a ser dada especial atenção ás escolas existentes na freguesia, Pré-Primária do Vidual e Básica de Rio de Vide, colaborando com os professores, funcionários e pais dos alunos, naquelas que vão sendo as suas necessidades para melhor desempenharem as suas tarefas educativas.

Ainda na cultura e recreio temos vindo a levar às colectividades da freguesia, por ocasião dos aniversários das mesmas, espectáculos de índole cultural, como espectáculos de teatro ou musicais.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Repor a Verdade I

Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento 2011

O Diário de Coimbra, na edição de 13 de Novembro, publicou uma notícia sobre as propostas do PS para o Orçamento de 2011, intitulada “PS propõe corte na derrama e na Casa das Artes para 2011”.

Na notícia, que se apresenta abaixo, são destacadas algumas das muitas sugestões apresentadas pelo PS para as Grandes Opções do Plano e Orçamento de 2011. Porém, o conteúdo do último parágrafo da notícia não corresponde minimamente à verdade.

Ao contrário da mensagem que a leitura completa da notícia faz passar, o documento a que o Diário de Coimbra se refere no último parágrafo e que não tem sido apresentado em anos anteriores, não é a proposta elaborada pelo PS mas sim o “Relatório descritivo e justificativo das opções tomadas”, que o PS exige que acompanhe a proposta de Orçamento a apreciar e votar na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal.


O QUE DIZ O TEXTO DO PS:

As Grandes Opções do Plano (GOP) e o Orçamento são instrumentos previsionais fundamentais para a planificação da distribuição dos recursos financeiros necessários à concretização de opções estruturantes que contribuam para o desenvolvimento sustentável do Município, promovendo assim o desenvolvimento económico, a preservação do ambiente, o ordenamento do território e o bem-estar social.

Dada a importância destes documentos, exige-se que a proposta, a apreciar e votar na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal, seja devidamente acompanhada de um relatório descritivo e justificativo das opções tomadas. Convém referir que este documento não tem sido apresentado nos anos anteriores, o que tem conduzido a uma complexidade acrescida na interpretação dos documentos.


Consulte AQUI o documento global do Partido Socialista.


O QUE DIZ O DIÁRIO DE COIMBRA:
(Leia o texto e, em particular, a última frase)



(Clique na imagem para aumentar o tamanho)


sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Falta de saneamento provoca grave problema de saúde pública em Semide



Os habitantes da Granja de Semide vivem, desde há meses, uma situação insustentável e mais própria de um país do terceiro mundo do que de um país desenvolvido.

Devido à falta de limpeza de uma fossa de uma habitação, localizada na Rua da Capela, os esgotos estão a correr a céu aberto na rua, o que provoca um cheiro insuportável e constitui um grave problema de saúde pública. Na foto são visiveis as tampas da fossa localizadas na via pública e de onde sai o esgoto.

A limpeza da fossa da habitação não tem sido requerida pelos residentes, com a frequência necessária e desejável, provavelmente devido aos elevados custos do serviço prestado pela Câmara.

Este é mais um caso, que se junta a tantos outros, de Mirandenses que não tendo saneamento acabam por, injustamente, ter de pagar muito mais pela limpeza da sua fossa do que pagariam se tivessem saneamento.

A situação foi denunciada a algumas entidades e levantada nas reuniões da Câmara Municipal. Porém, à semelhança doutras situações conhecidas, como é o caso de Lamas, o problema arrasta-se e continua por resolver.

Este problema nunca existiria se o prometido saneamento já estivesse construído ou se o custo da limpeza de fossas não fosse tão gravoso. A falta de saneamento, na maioria dos lugares do nosso concelho, constitui, indubitavelmente, uma das marcas mais negativas do executivo do PSD.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Autarcas do PS apresentaram propostas para o Orçamento




Em consonância com as Propostas de âmbito concelhio, apresentadas pela Concelhia do PS Miranda do Corvo, antes divulgadas, dando resposta ao solicitado pelo Executivo do PSD, também apresentaram as suas sugestões à Câmara Municipal os executivos das Juntas de Freguesia de Lamas, Miranda do Corvo, Rio de Vide e Vila Nova, eleitos pelo PS, e Deputados Municipais do PS. A proposta apresentada pelos Deputados Municipais, além de sugestões de índole geral, também contempla propostas relativas à Freguesia de SEMIDE.

Consulte AQUI a proposta da Junta de Freguesia de LAMAS.

Consulte AQUI a proposta da Junta de Freguesia de MIRANDA DO CORVO.

Consulte AQUI a proposta da Junta de Freguesia de RIO DE VIDE.

Consulte AQUI a proposta da Junta de Freguesia de VILA NOVA.

Consulte AQUI a proposta de DEPUTADOS MUNICPAIS.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Reflexão do Presidente da Assembleia Municipal


Eng.º Mário Ricardo Lopes

Na qualidade de Presidente da Assembleia Municipal, saúdo os Mirandenses, reiterando a mesma disponibilidade de sempre para acolher e representar todos, independentemente das suas convicções políticas, religiosas e da sua situação social, cultural, ou económica.

Fui eleito com a promessa de dignificar a Assembleia Municipal de Miranda do Corvo, enquanto primeiro dos órgãos do poder autárquico. Temos consciência da exigência da responsabilidade que assumimos. Com este desígnio temos diligenciado pela divulgação, no sítio da Câmara Municipal, de informação detalhada sobre a actividade da Assembleia Municipal, nomeadamente actas e legislação aplicável.

Em plena “época da informação” este trabalho permite que autarcas e munícipes interajam com a Assembleia Municipal e tenham acesso a dados relativos à identidade dos titulares do órgão, comissões de acompanhamento e representações criadas no âmbito da Assembleia Municipal, ordens de trabalho, deliberações e legislação aplicável.

Contudo, não ficámos por aqui. Tendo por primeiro objectivo reforçar a democracia participativa, procedemos à alteração do Regimento da Assembleia Municipal, sendo agora possível, no inicio das reuniões, a intervenção do público para apresentar assuntos de interesse municipal.

Este trabalho foi desenvolvido por uma comissão democraticamente eleita, expressamente constituída para este efeito, e da qual fizeram parte membros dos dois grupos políticos representados na Assembleia. O Regimento constitui ainda um instrumento de trabalho essencial para o melhor desempenho do mandato de cada um dos deputados municipais, pois consagra as regras que visam uma maior agilização e racionalização do funcionamento da Assembleia Municipal.

Temos vindo também a desenvolver um amplo conjunto de iniciativas que visam garantir os direitos dos munícipes de Miranda do Corvo em questões relacionadas com a Saúde, a Educação, a Revisão do Plano Director Municipal, a Rede de Transportes, particularmente o Metro Mondego e o IC3, entre outras.

Como presidente da Assembleia Municipal de Miranda do Corvo, continuarei empenhado em honrar o compromisso com que fui eleito. Como Mirandense, como Socialista, continuarei a lutar pela defesa da qualidade de vida dos munícipes, pois servir o interesse público com preocupações de coesão social e territorial é, para nós, a única razão de estar na política. Estarei sempre ao serviço de todos, com rigor, isenção e de forma supra-partidária no respeito pela diversidade e pelo pluralismo, e na observância da Lei e do Regimento.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Fátima Ramos aposentou-se aos 48 anos!

Hoje, 8 de Novembro de 2010, foi publicado no Diário da República, 2.ª série, o Aviso n.º 22623/2010, da Caixa Geral de Aposentações - Ministério das Finanças e da Administração Pública, onde consta que a actual Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Maria de Fátima Simões Ramos Vale Ferreira, se aposentou com uma pensão de 1428,87 Euros.

De acordo com o mesmo aviso, é publicada a lista dos aposentados e reformados que, a partir do próximo mês de Dezembro, ou desde as datas indicadas, passam a ser abonados da respectiva pensão pela Caixa Geral de Aposentações.

É caso para dizer: "Bem prega Frei Tomás, faz o que ele diz, não faças o que ele faz!"

Consulte AQUI ou AQUI a Lista de Aposentações publicada no Diário da República (Página 55097, quinta linha a contar do fundo da página).

PS Miranda apresentou propostas para o Orçamento de 2011



Dando resposta ao solicitado pelo Executivo do PSD, a Concelhia do PS apresentou propostas para a elaboração das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2011.

Deputados Municipais do PS e os executivos das Juntas de Freguesia de Lamas, Miranda do Corvo, Rio de Vide e Vila Nova, eleitos pelo PS, também apresentaram as suas sugestões à Câmara Municipal.

O PS Miranda do Corvo aguarda com expectativa a proposta de orçamento e espera que algumas das propostas sejam contempladas na sua elaboração.

Consulte AQUI o documento com as propostas da Concelhia do PS.

sábado, 6 de novembro de 2010

PS Miranda na Imprensa: Conselho Consultivo

O Diário de Coimbra noticiou, na sua edição de 5 de Novembro, a constituição do Conselho Consultivo do PS de Miranda do Corvo.



Consulte AQUI o artigo publicado no jornal.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Balanço do primeiro ano de mandato da Junta de Freguesia de Miranda do Corvo


Executivo da Junta de Freguesia de Miranda do Corvo
Da esquerda para a direita: Nuno Morais (Vogal), João Paulo Fernandes (Secretário), Fernando Araújo (Presidente), Antero Antunes (Tesoureiro), Helena Carvalho (Vogal).

Ao formalizar a candidatura à Junta de Freguesia, a equipa liderada por Fernando Araújo, sentiu que era possível oferecer uma melhor gestão dos serviços aos Mirandenses. Passado um ano sente-se que estamos no bom caminho.

Do Plano de Acção apresentado faziam parte a Reforma e criação de novos serviços que aproximem o Poder Local do Mirandense. Com a criação do Site da Freguesia é hoje possível resolver uma quantidade de assuntos sem sair de casa, assim como aceder com regularidade a imensa informação actualizada. Os serviços da Junta foram informatizados, servindo mais eficazmente os Fregueses.

No capítulo da organização de eventos, foram introduzidas alterações que beneficiaram em muito o Carnaval (com a programação antecipada de todos os acontecimentos, ouvindo as colectividades e aproveitando as suas sugestões), as Marchas Populares, (com a alteração ao percurso a criação de uma zona de tasquinhas, permitindo uma maior rentabilidade às colectividades).

O passeio dos idosos foi largamente melhorado com a distribuição de portefólios indicando os horários, trajectos e contactos da organização, entre outros, recolhendo um elogio unânime dos participantes.

Com a ajuda de muitos voluntários foi levada a cabo uma campanha de recolha de alimentos e que se revelou um verdadeiro sucesso. Esta iniciativa permitiu a distribuição de mais de uma tonelada de alimentos à Casa do Gaiato e, simultaneamente, permitiu ajudar mais de setenta famílias de toda a Freguesia.

A Junta de Freguesia participou na iniciativa “Limpar Portugal”, que conduziu a uma enorme quantidade de lixo recolhido, quer na área da freguesia, quer pelo país inteiro contribuindo em muito para a melhoria das nossas florestas.

A Junta colaborou com todas as colectividades da Freguesia, subsidiando as suas actividades e colaborando em algumas obras de beneficiação das suas sedes.

Foi construído o fontanário do Carvalhinho no Espinho e reconstruída a Fonte do Muro em Vale de Açor. Foram também feitas pequenas intervenções em quase todos os lugares da Freguesia e limpas estradas florestais com a colaboração do Município.

Recentemente foi celebrado um protocolo com a Escola Profissional e Tecnológica do Sicó, o qual permitirá num curto espaço de tempo realizar cursos de formação para jovens e adultos, contribuindo desta forma para o seu enriquecimento escolar e profissional.

Muito está ainda por fazer, mas a Junta de freguesia sente que desenvolveu uma dinâmica na Freguesia que nos permitirá ir mais além e beneficiar todos os que habitam na nossa terra.

______________________________

Para obter mais informação sobre a actividade da Junta de Freguesia de Miranda do Corvo, consulte o site http://www.freguesiademirandadocorvo.pt/

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Metro Mondego faz parte do pacote de grandes obras públicas que o PSD quer travar



Álvaro Maia Seco, Presidente demissionário da Metro Mondego, defende a transformação da Metro Mondego numa Autoridade Metropolitana de Transportes, reconhece que a suspensão do investimento significa a suspensão do projecto e afirma que o metropolitano de superfície faz parte do pacote de grandes obras públicas que o PSD quer travar.

Consulte AQUI o artigo do Diário AS BEIRAS de 3 de Novembro de 2010.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Casa das Artes de Miranda na Imprensa


Vereadores do PS recusam projecto megalómano.
Consulte AQUI o artigo do Diário de Coimbra de 3 de Novembro de 2010.


PS critica futura Casa das Artes.
Consulte AQUI o artigo do Diário AS BEIRAS de 3 de Novembro de 2010.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Luxos em tempos de crise. Casa das Artes custará mais de 2 milhões de euros.



Na última reunião da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, realizada no dia 29 de Outubro, foi aprovado por maioria o Projecto de Arquitectura da Casa das Artes. A aquisição do terreno destinado a este equipamento, por um valor global da ordem dos 260 mil euros, tinha sido aprovada na reunião de Câmara de 5 de Agosto.

Na altura ficou claro que tão avultado investimento exige que o terreno fique adstrito ao equipamento público em causa e nunca se poderá admitir que o terreno seja alienado caso o financiamento para a sua construção não seja aprovado. Exige-se mesmo da parte da Câmara Municipal um compromisso de que tal não acontecerá.

Atendendo ao investimento já assumido para a aquisição do terreno e aos tempos de crise que vivemos, teria sido mais prudente abandonar a solução faraónica apresentada e ponderar um projecto mais modesto, adequado à dimensão de Miranda do Corvo e à capacidade financeira actual e futura do Município.

Desde a aprovação da aquisição do terreno, a situação do nosso País tem vindo a agravar-se, encontrando-se hoje Portugal a viver uma grave crise económica difícil de ultrapassar. Por essa razão, o Governo anunciou recentemente a necessidade de serem adoptadas medidas de austeridade que vão afectar a vida dos portugueses, das instituições, das empresas e também dos Municípios.

Assim, em tempos de crise e de grande contenção, com cortes orçamentais já anunciados para 2011, o Município de Miranda do Corvo prepara-se para fazer um investimento "grandioso" numa obra megalómana com um custo superior a 2 milhões de euros, o que representa mais de metade das despesas anuais de investimento do Município e irá conduzir a um grande desequilíbrio nas contas municipais.

A Presidente Fátima Ramos e o seu executivo do PSD são assim os únicos responsáveis por este investimento tão avultado e desajustado, um autêntico luxo em tempos de crise. Caso o financiamento para a construção da Casa das Artes não seja aprovado, o que inviabilizará a sua construção, entende-se que o terreno, além de não poder ser alienado, deverá ser consignado exclusivamente a um equipamento público municipal.

Por fim, para que esta obra avance exige-se que o esforço financeiro necessário à sua construção não dê origem a cortes orçamentais que possam conduzir à inviabilização ou adiamento doutros investimentos socialmente mais prioritários para os Mirandenses.

___________________

Consulte AQUI a Declaração de Voto apresentada pelos Vereadores do PS na reunião de Câmara.