quinta-feira, 23 de junho de 2011

terça-feira, 21 de junho de 2011

A propósito da extinção das freguesias

Resposta do nosso camarada, João Paulo Fernandes, ao artigo de opinião do ex-presidente da Junta de Freguesia de Miranda do Corvo. Ambos publicados na secção Correio do Leitor.
Para ler o artigo original basta clicar em cima da imagem.





Ao ler a edição do Diário de Coimbra, na secção correio do leitor, um artigo assinado pelo Sr. Carlos Silva de Miranda do Corvo, fiquei atónito. Não só pelo conteúdo do texto, mas sobretudo porque o referido senhor, que agora defende a extinção das freguesias, foi presidente da Junta de Freguesia de Miranda do Corvo durante oito anos!!
A opinião manifestada na narrativa já seria questionável se escrita por um “comum” cidadão, agora vinda de um autarca é que não aceitável! Sim, para quem não sabe, este senhor foi em 2009 recandidato à presidência da referida Junta como cabeça de lista.
Para quem entende que acabar com as juntas seria uma medida acertada é no mínimo estranho. Talvez se explique esta tomada de posição pela “azia” provocada pela derrota nas urnas. Deverá pensar que se não serve para ele, então não serve para ninguém e, então, acaba-se com a Freguesia!
Fiquei surpreendido com algumas afirmações proferidas, vindas de quem vêm, nomeadamente: “…que muitas vezes são gastos de maneira pouco transparente e sem qualquer benefício para as populações locais…” O Senhor Carlos Silva deve saber do que fala, talvez pela experiência de oito anos à frente da Junta.
Se fizer um pequeno exercício de memória, em cerca de ano e meio de mandato, neste executivo, da parte do Sr. Carlos Silva não existiu uma única proposta para “benefício das populações”. Lembro apenas uma proposta que contemplava a atribuição de subsídios fixos, sem qualquer critério e rigor, a diversas colectividades da Freguesia.
Quero aqui lembrar que as Juntas de Freguesia são o órgão mais próximo das populações, aquele que melhor conhece as dificuldades, anseios e necessidades dos cidadãos.
As Juntas de Freguesia são, em muitos casos, o único meio de proximidade que os cidadãos têm com o poder político. Basta observar o que se passa em algumas freguesias do interior do país onde a sede de concelho fica a horas de caminho.
Defendo, e julgo que seria a atitude que o Sr. Carlos Silva também deveria tomar, que às Juntas de Freguesia sejam dadas outras competências e as respectivas verbas para as executar. Depois, tal como hoje, que lhes seja exigido rigor e competência na aplicação das mesmas. As populações só terão a ganhar.
João Paulo Pereira Fernandes
Miranda do Corvo
Secretário da Junta de Freguesia de Miranda do Corvo




quinta-feira, 16 de junho de 2011

Câmara Municipal aprovou Moção Contra a Privatização da Águas de Portugal

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo aprovou hoje, por unanimidade, uma Moção apresentada pelos Vereadores do PS sobre a Privatização da Águas de Portugal.

MOÇÃO
“Contra a Privatização da Águas de Portugal”



A Água é um bem público essencial à vida humana. Por essa razão, em Julho de 2010, a ONU reconheceu que o acesso à água potável e ao saneamento é um direito humano essencial ao pleno gozo da vida e de todos os outros direitos humanos.

Importa assim garantir o acesso de todos à água potável e ao saneamento como serviço público, o que só será possível se os serviços de abastecimento de água e de saneamento se mantiverem sob propriedade e gestão pública e sem fins lucrativos.

Detendo o Município de Miranda do Corvo parte do capital da Águas do Mondego, uma das empresas regionais da holding Águas de Portugal, a notícia de ontem sobre a intenção do Primeiro-Ministro indigitado vir a privatizar a Águas de Portugal é algo que nos deve preocupar a todos.

Em face do exposto propomos que o Município de Miranda do Corvo, enquanto accionista da Águas do Mondego, não concorde com a privatização, mesmo que parcial, da Águas de Portugal.

De modo a fortalecer esta tomada de posição, recomenda-se que a presente Moção seja debatida e votada na Assembleia Municipal de Miranda do Corvo.

Miranda do Corvo, 16 de Junho de 2011.
Os Vereadores do PS.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Declaração de José Sócrates (05/06/2011)


Estou profundamente grato aos portugueses por me terem dado a oportunidade e a honra de servir o meu país e os meus compatriotas."

José Sócrates anunciou que pediu ao Presidente do PS que desencadeie com urgência o processo para eleger uma nova direcção do PS, dizendo que se afasta da primeira linha política e não ocupará qualquer cargo político.
Consulte AQUI o vídeo com a declaração de José Sócrates.

Resultados das Eleições Legislativas (Actualizado)



RESULTADOS NO CONCELHO DE MIRANDA DO CORVO

PSD 2443 votos (38,96%)
PS 2159 votos (34,43%)
CDS 454 votos (7,24%)
BE 353 votos (5,61%)
CDU 336 votos (5,36%)

RESULTADOS NO DISTRITO DE COIMBRA

PSD 40,17%
PS 29,18%
CDS 9,87%
CDU 6,22%
BE 5,75%

RESULTADOS NO PAÍS
(4260 Freguesias apuradas)

PSD 38,63%
PS 28,05%
CDS 11,74%
CDU 7,94%
BE 5,19%


Nas eleições legislativas de hoje, o PS obteve em Miranda do Corvo uma votação de 34,43%, tendo sido mais votado o PSD com uma votação de 38,96%.

O resultado obtido pelo PS no nosso concelho foi claramente superior ao do partido no Distrito de Coimbra (29,18%) e no País (28,05%). Enquanto no País o PSD venceu o PS por uma diferença de 10,6%, em Miranda a vantagem foi de apenas 4,5% (284 votos).

Apenas nos concelhos de Góis (36,58%) e de Soure (34,98%) o resultado do PS superou o de Miranda do Corvo, tendo o PS obtido em Miranda o terceiro melhor resultado do distrito.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

SEBASTIÃO N.º 4

A Comissão Política Concelhia de Miranda do Corvo do Partido Socialista publica hoje mais uma edição do seu boletim "Sebastião".
Clique AQUI para aceder ao pdf do Boletim.