sexta-feira, 11 de novembro de 2011

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Situação insustentável nas obras do Mercado

Na sessão de Câmara Municipal, realizada hoje, os vereadores do PS alaertaram o executivo do PSD para a situação grave que se vive no mercado e apelaram à rápida resolução dos problemas existentes.

As obras de requalificação do Mercado Municipal, que decorrem desde Julho, encontram-se numa situação insustentável. Com a chuva que se fez sentir nos últimos dias, registaram-se infiltrações em muitas lojas que, em alguns casos, acarretaram prejuízos para os comerciantes e impediram o normal funcionamento das mesmas.

Numa obra com um prazo de execução de um ano, ao fim de quatro meses, ainda decorrem trabalhos de demolição, pelo que a obra dificilenente estará pronta no prazo previsto.

As condições existentes nos dias de mercado deixam muito a desejar. A maior parte dos vendedores são obrigados a estar à chuva e ao frio para vender os seus produtos. Por isso, os vereadores do PS sugeriram a instalção de mais tendas para abrigar todos os vendedores que antes usavam a nave central do mercado.

Transcreve-se a seguir a Tomada de Posição dos Vereadores do PS:


A empreitada de “Requalificação do Mercado Municipal de Miranda do Corvo e zona envolvente”, como sabemos tem um prazo previsto para execução das obras de um ano.

Contudo, ao fim de muitos meses, ainda estão a decorrer obras de demolição no edifício da nave central do Mercado. Todo este cenário deixa antever que o prazo para execução das obras não irá ser cumprido.

Segundo consta, a intervenção na nave central seria para concluir num prazo de 3 meses, o que corresponde à realização de 12 mercados semanais. A verdade é que as obras estão a decorrer a um ritmo muito lento estando a prejudicar os logistas, com diversos problemas de infiltrações nas suas lojas e o grande decréscimo de clientela.

Desta forma, os comerciantes do mercado, os vendedores e os Mirandenses, irão ser prejudicados por um período de tempo muito superior ao previsto inicialmente.

Além disso, apesar da boa vontade do Executivo da Câmara Municipal, as condições disponibilizadas são péssimas pois obrigam os vendedores, com excepção dos instalados na tenda existente, a estarem à chuva e ao frio.

Em face do exposto, entendemos que a Câmara Municipal deverá interceder junto do empreiteiro de modo a que os prazos sejam escrupulosamente cumpridos de acordo com o programa de trabalhos, nomeadamente no que respeita à intervenção na nave central do Mercado.

Propomos ainda que sejam melhoradas rapidamente as condições de funcionamento ao nível das instalações provisórias, instalando em local apropriado uma ou mais tendas para serem utilizadas pelos vendedores/feirantes, que antes utilizavam a nave do Mercado Municipal.

Além de minimizar e cumprir os prazos de execução das obras, o empreiteiro deverá também executar as mesmas reduzindo ao máximo os transtornos para os comerciantes permanentes do Mercado e para os utentes.

Por fim, gostaríamos de frisar que os vereadores do PS defendem, como sempre defenderam, as obras de requalificação do Mercado Municipal, mas não podem pactuar com atrasos e desleixo quando estão em causa interesses de munícipes.

Miranda do Corvo, 3 de Novembro de 2011.
Os Vereadores do Partido Socialista,


Miguel Baptista, Ana Gouveia e João Carvalho