sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Falta de Médicos na Extensão de Saúde de Semide

O PS Miranda do Corvo encara com grande apreensão os problemas decorrentes da falta de médicos na Extensão de Saúde de Semide. Integrada num amplo conjunto de iniciativas, há cerca de duas semanas, os eleitos nas listas do PS solicitaram uma reunião de emergência ao Presidente da Administração Regional de Saúde de Coimbra (ARSC). Por impossibilidades de agenda, a mesma decorreu esta quinta feira, dia 28 de Outubro.

Para além do Presidente de Junta de Rio-de-Vide, estiveram presentes os representantes do PS na Comissão Municipal de Saúde e o Presidente da Assembleia Municipal. Nesta reunião, foi reafirmada a urgência de resolver rapidamente este problema, nomeadamente tendo em conta compromissos já assumidos, mas sucessivamente adiados.

É importante recordar que em 15 de Abril, aquando da apresentação do diagnóstico do ACES, os deputados eleitos nas listas do PS destacaram como fundamental fazer um levantamento do pessoal médico, de enfermagem, administrativo e outro tendo em conta a idade de reforma para determinar as necessidades futuras e a identificação de possíveis problemas vindouros relacionados com a falta de profissionais.

Posteriormente, depois de várias intervenções na Assembleia Municipal (AM) e na Comissão Municipal de Saúde (CMS), o PS procedeu à elaboração de uma carta, aceite por unanimidade na CMS, para enviar ao ACES mostrando o descontentamento com a situação da Extensão de Saúde de Semide e lembrando as promessas feitas pelo Director Executivo do ACES em reunião anterior. A reunião que hoje teve lugar, vem no seguimento deste conjunto de incitativas.

O Presidente da ARSC garantiu que em conjunto com o ACES está a efectuar todos os esforços no sentido de resolver rapidamente este problema. Até a situação estar desbloqueada a prestação de cuidados assistenciais em Semide será feita utilizando, em regime de horas extraordinárias e num sistema de rotatividade, os médicos do CS de Miranda do Corvo.

Não sendo a solução ideal para já é a possível de fazer tendo em conta a escassez de médicos que afecta todo o ACES PIN1. Foi também confirmado, à semelhança do anteriormente avançado pelo ACES, que se aguarda a constituição de uma Unidade de Saúde Familiar (USF) fruto da iniciativa de alguns médicos, enfermeiros e administrativos do ACES, que estão a preparar uma candidatura para uma USF em Miranda. Contudo, foi recordado que proposta deverá ser submetida, aguardar a sua aprovação e posterior constituição não sendo o processo dependente da ARS.

Nenhum comentário: