segunda-feira, 30 de março de 2009

FORÇA MIRANDA.

O Programa de governo para Miranda, a apresentar aos Mirandenses em Setembro de 2009, será um documento estratégico que irá potenciar o desenvolvimento sustentável do concelho de Miranda do Corvo durante a próxima década.

O desenvolvimento sustentável será conseguido conciliando as políticas de desenvolvimento económico, social e ambiental. Estes três eixos de acção serão geridos de forma equilibrada e irão permitir melhorar a qualidade de vida de todos os mirandenses, mas sem hipotecar ambientalmente o futuro das próximas gerações.

O desenvolvimento económico só será uma realidade se houver efectiva criação de emprego. Para alcançar o desenvolvimento social deverão ser satisfeitas todas as necessidades básicas da população (abastecimento de água, saneamento, educação, mobilidade, alimentação, assistência social, saúde, cultura e lazer, etc.). Todavia, todas as acções a desenvolver deverão ir de encontro à melhoria do ambiente e à preservação dos recursos naturais.

O concelho de Miranda deverá ser gerido como um todo, pelo que o programa a apresentar será orientado para o desenvolvimento sustentável de todo o concelho, dando atenção, não só à gestão dos espaços urbanos, mas também aos espaços florestais e agrícolas abandonados e desordenados.

Com a concretização de grandes obras promovidas pelo actual Governo do Partido Socialista, a Auto-Estrada que irá passar em Lamas e o Sistema de Mobilidade do Mondego, o nosso município deverá estar preparado para enfrentar um período de significativo crescimento populacional. Mas crescimento pode não ser sinónimo de desenvolvimento. Por isso, esse espectável crescimento deverá ser bem gerido e aproveitado para reequilibrar demograficamente o concelho, criando condições para a fixação de população jovem nas aldeias mais desertificadas e envelhecidas do nosso concelho. É que para haver qualidade de vida é preciso haver vida!

Por fim, para alcançar o desejado Desenvolvimento Sustentável, Miranda precisará de ter mais FORÇA em todas as áreas da gestão autárquica. Assim surge o lema escolhido pelo Partido Socialista para as próximas eleições autárquicas: “Força Miranda”.

Miranda do Corvo, 30 de Março de 2009.
MIGUEL BAPTISTA.

Nenhum comentário: