terça-feira, 14 de dezembro de 2010

IC3 irá potenciar o desenvolvimento da freguesia de Lamas e do concelho


(Traçado na zona de Lamas. Fonte: Agência Portuguesa do Ambiente)

O projecto do lanço Avelar Norte – Condeixa, do IC3, encontra-se na Fase de Acompanhamento Público até ao próximo dia 17 de Dezembro. O Sumário Executivo do Relatório de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução (RECAPE), encontra-se disponível para consulta no site da Agência Portuguesa do Ambiente.

O traçado das vias de acesso ao Nó do IC3, na zona de Lamas, vai de encontro às sugestões apresentadas pelo Executivo da Junta de Freguesia de Lamas e autarcas do PS, as quais foram apoiadas pela Câmara Municipal que as transmitiu à Estradas de Portugal.

A solução adoptada e prevista no projecto, assinalada a vermelho na imagem, apresenta melhorias muito significativas comparativamente ao Traçado do Estudo Prévio (a azul na imagem) e, também, ao de outra alternativa que chegou a ser equacionada pela concessionária.

As novas vias de acesso à auto-estrada irão permitir uma redução do tráfego pesado no interior de Lamas e assegurar bos acessos rodoviários a Lamas e a toda a região.

Está também prevista a instalação de um Centro de Apoio e Manutenção (CAM) da nova auto-estrada junto ao Nó de Lamas. A zona a sul da nova rotunda de acesso ao Nó, onde se localiza o CAM, pela sua localização e acessibilidade, reúne todas as condições para aí ser instalado um novo Parque Empresarial do concelho de Miranda do Corvo.

Para isso, tal como é vontade do Executivo da Junta de Freguesia de Lamas, a Câmara Municipal deverá iniciar, com a maior brevidade possível, a elaboração de um Plano de Urbanização para Lamas e que contemple já o novo Parque Empresarial.

A nova auto-estrada, ao permitir uma excelente acessibilidade a Coimbra, ao litoral, a Norte e a Sul, irá potenciar o desenvolvimento socioeconómico da Freguesia de Lamas e do concelho de Miranda do Corvo.

Por fim, aguarda-se com expectativa a solução adoptada para a parte do traçado até Coimbra e espera-se que seja levada por diante uma alteração proposta por autarcas do PS, relativa à localização do “Nó de Almalaguês”, também apoiada pela Câmara Municipal, e que prevê a construção de um nó da auto-estrada numa zona entre o lugar de Flor da Rosa e Almalaguês, com acesso a partir da estrada que liga as duas povoações. No que respeita ao concelho de Miranda, esta solução irá permitir boas condições de acesso aos Moinhos e outras aldeias da zona.

Nenhum comentário: