quarta-feira, 13 de maio de 2009

A Força da Verdade: Projecto EcoXXI.



O Projecto ecoXXI é um projecto da Fundação para a Educação Ambiental em Portugal – Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). “Inspirado nos princípios subjacentes à Agenda 21, o Projecto ecoXXI procura reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível do município, valorizando um conjunto de aspectos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável”.

O índice ecoXXI considera um conjunto de indicadores que se distribuem por diversos sectores tais como a Educação Ambiental, Sociedade Civil, Instituições, Conservação da Natureza, Ar, Água, Energia, Resíduos, Mobilidade, Ruído, Agricultura, Turismo e Ordenamento do Território.

O nosso município foi um dos 43 que participaram no Projecto ecoXXI em 2008/2009. De acordo com os resultados publicados em http://abae.pt/programa/ECOXXI, treze municípios superaram os objectivos (índice superior a 60%), quatro alcançaram os objectivos (índice entre 55% e 60%) e doze atingiram os objectivos mínimos (índice entre 50% e 55%). Estes 29 Municípios portugueses foram todos premiados com o galardão “bandeira verde” que foi entregue em Évora no passado dia 24 de Abril.

Dos restantes 14 municípios concorrentes, dez receberam uma medalha porque se aproximaram dos objectivos mínimos (índice entre 40% e 50%), e quatro, entre os quais Miranda do Corvo, revelaram um índice ecoXXI inferior a 40% e nem sequer se aproximaram dos objectivos mínimos. Miranda tem assim um longo caminho a percorrer em termos de desenvolvimento sustentável.

Os maus resultados obtidos são fruto da má gestão do actual executivo PSD nas diferentes áreas e contrariam claramente a mensagem que tentam passar aos mirandenses. Talvez por essa razão os resultados obtidos não foram divulgados junto da opinião pública. Se o resultado fosse outro a bandeira verde teria sido hasteada com pompa e circunstância, teria "havido festa" e grande publicidade. De referir que “a participação no ecoXXI demonstra uma clara intenção, por parte do município, em percorrer o caminho da sustentabilidade”. Mas intenção por si só não chega. É preciso falar verdade e não esconder os resultados quando os mesmos não nos agradam.


MIGUEL BAPTISTA.

13 de Maio de 2009

Nenhum comentário: