quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Miranda: Qualidade de vida bate no fundo

O nosso concelho foi hoje notícia por péssimos motivos. São notícias desagradáveis, que nos envergonham profundamente e nos preocupam. Contudo são notícias que não nos surpreendem e que provam de forma inequívoca como é falsa a ideia que o executivo do PSD passa de que há muita qualidade de vida em Miranda. Ao contrário do que apregoam, Miranda tem vindo a perder qualidade de vida ao longo da última década de gestão errática do PSD.

Na terceira edição do estudo sobre bem-estar e qualidade de vida dos portugueses, realizado pela Universidade da Beira Interior com base em dados do INE de 2010, Miranda do Corvo ocupa o desonroso 304.º lugar entre 308 Municípios, com um índice de desenvolvimento económico e social de apenas 19,6. Lamentavelmente, Miranda apresenta um dos cinco piores resultados do País, sendo mesmo o pior do distrito e da região centro.

Interessa sublinhar que, na avaliação da qualidade de vida, os autores do estudo consideraram factores que abarcam as áreas que influenciam directamente o bem-estar das populações. São disso exemplo a educação, o emprego, as infra-estruturas, o ambiente, o dinamismo económico e o mercado de habitação.

Recorde-se que nas duas edições anteriores do estudo realizado pela UBI, uma instituição independente e prestigiada, Miranda ocupava em 2004 o lugar n.º 158 (Índice de 70,3) e em 2006 o lugar n.º 225 (Índice de 54,2). Em apenas seis anos o nosso concelho passou do meio da tabela para o fundo da classificação. Este é o resultado da governação do PSD. Miranda precisa de um novo rumo, de mais futuro para todos os mirandenses e não só para alguns.


Pode consultar notícias sobre o assunto nos seguintes links:

Nenhum comentário: