quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Trapalhada, irresponsabilidade e falta de segurança

As alterações efectuadas hoje no sentido de trânsito na Rua Professor Lídio Alves Gomes provocaram o caos e a insegurança.

Embora se identifiquem algumas vantagens ao nível da acessibilidade à escola, devido à alteração da paragem dos autocarros, está por provar se a solução implementada é globalmente satisfatória e segura.

A implementação duma medida deste género é, sem dúvida, um exemplo de irresponsabilidade e mais uma trapalhada do executivo PSD que tem desgovernado o nosso Município.

Uma alteração deste tipo, levada a cabo numa zona tão sensível e movimentada, nomeadamente nas horas de ponta, e logo no primeiro dia de aulas do ano, devia ter sido alvo de estudo aprofundado e de divulgação prévia junto de toda a população. Uma decisão destas devia também ter por base uma criteriosa avaliação das condições de segurança e ser suportada numa auscultação prévia à população, Escola, Junta de Freguesia e comerciantes.

Não houve divulgação prévia à população através de edital, como é exigido, nem foi distribuída informação à comunidade escolar (alunos, pais e encarregados de educação, professores e funcionários da escola). São de imaginar os transtornos causados no funcionamento da escola no primeiro tempo de aulas da manhã de hoje.

Além disso, uma alteração do sentido de circulação numa zona muito frequentada por crianças e jovens é crítica e pode acarretar sérios riscos de segurança, principalmente na zona das passadeiras. Isto porque as crianças, assim como os adultos, estão habituados a atravessar nas condições anteriores com sentido de movimento ascendente e podem não se aperceber de um veículo que circule agora em sentido contrário. Ainda para mais, a alteração realizada potencia maior velocidade de circulação aos veículos devido à inclinação, sendo alguns deles autocarros que precisam de maior distância para parar. Existe assim um sério risco de atropelamento.

Acresce que não foi ainda alterada alguma sinalização horizontal junto a passadeiras e há outras falhas na sinalização. Há mesmo situações de sinalização contraditória, como por exemplo placas a indicar acesso à escola por rua que agora é de sentido proibido!

O caos gerado por toda esta alteração apressada e irreflectida, que é unica e exclusivamente da responsabilidade da Câmara Municipal, já provocou pelo menos um acidente hoje sendo previsível que outros possam ocorrer.

Por fim, recorde-se que a Rua Professor Lídio Alves Gomes foi alvo de arranjos profundos há bem pouco tempo e agora vão estragar a obra feita. As prioridades estão trocadas pois há muitas ruas a necessitar de obras profundas e nessas nada é feito.

Um comentário:

Anabela disse...

Eu gostava de viver numa terra em que se respeitassem os munícipes...