sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Balanço do primeiro ano de mandato da Junta de Freguesia de Miranda do Corvo


Executivo da Junta de Freguesia de Miranda do Corvo
Da esquerda para a direita: Nuno Morais (Vogal), João Paulo Fernandes (Secretário), Fernando Araújo (Presidente), Antero Antunes (Tesoureiro), Helena Carvalho (Vogal).

Ao formalizar a candidatura à Junta de Freguesia, a equipa liderada por Fernando Araújo, sentiu que era possível oferecer uma melhor gestão dos serviços aos Mirandenses. Passado um ano sente-se que estamos no bom caminho.

Do Plano de Acção apresentado faziam parte a Reforma e criação de novos serviços que aproximem o Poder Local do Mirandense. Com a criação do Site da Freguesia é hoje possível resolver uma quantidade de assuntos sem sair de casa, assim como aceder com regularidade a imensa informação actualizada. Os serviços da Junta foram informatizados, servindo mais eficazmente os Fregueses.

No capítulo da organização de eventos, foram introduzidas alterações que beneficiaram em muito o Carnaval (com a programação antecipada de todos os acontecimentos, ouvindo as colectividades e aproveitando as suas sugestões), as Marchas Populares, (com a alteração ao percurso a criação de uma zona de tasquinhas, permitindo uma maior rentabilidade às colectividades).

O passeio dos idosos foi largamente melhorado com a distribuição de portefólios indicando os horários, trajectos e contactos da organização, entre outros, recolhendo um elogio unânime dos participantes.

Com a ajuda de muitos voluntários foi levada a cabo uma campanha de recolha de alimentos e que se revelou um verdadeiro sucesso. Esta iniciativa permitiu a distribuição de mais de uma tonelada de alimentos à Casa do Gaiato e, simultaneamente, permitiu ajudar mais de setenta famílias de toda a Freguesia.

A Junta de Freguesia participou na iniciativa “Limpar Portugal”, que conduziu a uma enorme quantidade de lixo recolhido, quer na área da freguesia, quer pelo país inteiro contribuindo em muito para a melhoria das nossas florestas.

A Junta colaborou com todas as colectividades da Freguesia, subsidiando as suas actividades e colaborando em algumas obras de beneficiação das suas sedes.

Foi construído o fontanário do Carvalhinho no Espinho e reconstruída a Fonte do Muro em Vale de Açor. Foram também feitas pequenas intervenções em quase todos os lugares da Freguesia e limpas estradas florestais com a colaboração do Município.

Recentemente foi celebrado um protocolo com a Escola Profissional e Tecnológica do Sicó, o qual permitirá num curto espaço de tempo realizar cursos de formação para jovens e adultos, contribuindo desta forma para o seu enriquecimento escolar e profissional.

Muito está ainda por fazer, mas a Junta de freguesia sente que desenvolveu uma dinâmica na Freguesia que nos permitirá ir mais além e beneficiar todos os que habitam na nossa terra.

______________________________

Para obter mais informação sobre a actividade da Junta de Freguesia de Miranda do Corvo, consulte o site http://www.freguesiademirandadocorvo.pt/

Nenhum comentário: