terça-feira, 30 de novembro de 2010

República diminuída...


Jorge Cosme

Quase todos os concelhos têm uma rua, avenida ou Praça da República.

Miranda do Corvo passou a ter, em 5 de Outubro deste ano, junto à Avenida das Moitas também uma, que foi pomposamente inaugurada, com placa bem recheada de nomes, pela Sra. Presidente da Câmara Municipal e pelo presidente das festas, o seu marido.

Adquirido o terreno para construção da Praça, depressa se iniciaram as obras de modo a ser possível a inauguração a 5 de Outubro, data marcante de centenário.

Mas não fosse a pequenez da praça em causa, e a localização (sabe-se lá porquê ali), bem como a dimensão do busto da República, encimando um pedestal bem maior, e tudo estava certo.

De facto qualquer cidadão republicano só pode ficar chocado com a pequenez da praça e do busto, e ficando apenas a interrogação: a quem de facto beneficiou a construção que parece (?) que só foi mesmo grande no preço?

Miranda tem destas coisas bem sabemos, mas nos últimos anos têm sido demais. O olhar enviesado de alguns responsáveis leva a que a distribuição não seja igualitária em todo o concelho, criando as desigualdades que a República não aprova.

Convém estarmos todos atentos, porque afinal em tempo de crise só se poupa nalguns sítios, enquanto noutros se esbanja.

Aspecto geral da "Praça"

Pormenor do "monumento"

Nenhum comentário: