sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Falta de saneamento provoca grave problema de saúde pública em Semide



Os habitantes da Granja de Semide vivem, desde há meses, uma situação insustentável e mais própria de um país do terceiro mundo do que de um país desenvolvido.

Devido à falta de limpeza de uma fossa de uma habitação, localizada na Rua da Capela, os esgotos estão a correr a céu aberto na rua, o que provoca um cheiro insuportável e constitui um grave problema de saúde pública. Na foto são visiveis as tampas da fossa localizadas na via pública e de onde sai o esgoto.

A limpeza da fossa da habitação não tem sido requerida pelos residentes, com a frequência necessária e desejável, provavelmente devido aos elevados custos do serviço prestado pela Câmara.

Este é mais um caso, que se junta a tantos outros, de Mirandenses que não tendo saneamento acabam por, injustamente, ter de pagar muito mais pela limpeza da sua fossa do que pagariam se tivessem saneamento.

A situação foi denunciada a algumas entidades e levantada nas reuniões da Câmara Municipal. Porém, à semelhança doutras situações conhecidas, como é o caso de Lamas, o problema arrasta-se e continua por resolver.

Este problema nunca existiria se o prometido saneamento já estivesse construído ou se o custo da limpeza de fossas não fosse tão gravoso. A falta de saneamento, na maioria dos lugares do nosso concelho, constitui, indubitavelmente, uma das marcas mais negativas do executivo do PSD.

Um comentário:

Jaime Marques disse...

Muito bem. Não se deve esquecer que o actual Presidente da Junta de Semide prometeu no seu programa eleitoral saneamento para praticamente todas a localidades da freguesia (uma a uma).