quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Balanço do primeiro ano de mandato da Junta de Freguesia de Rio de Vide


Executivo da Junta de Freguesia de Rio de Vide
José Manuel Coelho Baptista (Presidente), Mário Joaquim Cardoso Vaz (Secretário) e Ramiro Cancela Carvalho (Tesoureiro).

Decorrido um ano de mandato, o executivo da Junta de Freguesia de Rio de Vide, faz o balanço do trabalho realizado, o qual decorreu dentro daquilo que foram as propostas apresentadas ao eleitorado no decorrer da campanha eleitoral.

Assim, foi um ano em que os serviços da Junta se mantiveram abertos e disponíveis aos cidadãos, nomeadamente no que se refere aos serviços informáticos, para que mais facilmente possam cumprir as suas obrigações fiscais entre outras.

Num programa a desenvolver para a criação de um circuito pedonal pela freguesia, vários foram já os antigos caminhos recuperados, nomeadamente os do Pereiro, Leiras, Corga (Soito), Vale da Junqueira, caminho do Casal das Cortes-Porto Santo. Foi dado inicio á recuperação do caminho das almas, este o antigo caminho que ligava o Vidual a Rio de Vide e que será para a inserir num projecto, que está a ser elaborado em parceria com a Câmara Municipal, do roteiro de Caminhos de Santiago.

Correspondendo a solicitação da Câmara Municipal a Junta de Freguesia apresentou a candidatura para asfaltar os seguintes caminhos agrícolas: Estrada da Azinhaga (Rio Vide-Casal das Cortes), Estrada da Rua de Santo António – Cavada e desta ao Soito no lugar do Vidual e estrada da Cascalha. Para estes caminhos foram elaborados os projectos para apresentar a respectiva candidatura, aguardando-se o seu desfecho.

Ainda no que se refere á recuperação de caminhos, a Junta procedeu, nos locais em que tal se considerou necessário, à colocação de manilhas em várias serventias e regadios públicos. As ruas dos lugares e estradas asfaltadas tem sido alvo de atenção por parte do executivo, a limpeza das bermas e valetas são primordiais para a boa conservação do estado dos pisos e a Junta tem intervido sempre que necessário.

A Junta deu especial atenção á recuperação e melhoria de espaços públicos e de lazer, tendo colaborado na conclusão das obras de construção do bar e palco da praceta da Pedreira, e, com o apoio da Câmara Municipal, concluiu o espaço junto ao bar da Capela do Casal das Cortes.

Nesta área, foi apresentada proposta á Câmara Municipal, a qual foi aceite, para a requalificação do Largo de S. Caetano em Rio de Vide com aquisição de parcela de terreno adjacente ao mesmo, elaboração do projecto. Nesta data a obra já foi apresentada a concurso, pelo que se prevê para breve o início da mesma.

Foram também eliminados os arbustos na rua Principal de Rio de Vide, local em que a Junta de Freguesia também colaborou na construção de muro, tendo sido apresentada, á Câmara Municipal, proposta para construção de passeio.

Para o Parque de merendas do Moinho do Meio, a Junta sensibilizou a Câmara Municipal para a necessidade de apoiar a Junta de Freguesia na requalificação daquele espaço. O executivo municipal aceitou dar esse apoio, estando neste momento na fase de levantamento topográfico e elaboração de projecto.

No que respeita à Extensão de Saúde de Semide, que serve parte da freguesia de Rio de Vide e que tem vindo a passar por algumas dificuldades com a falta de clínicos, a Junta de Freguesia tem diligenciado e participado em diversas reuniões tanto com o Directo do ACES-PIN I como com o Presidente da ARS, de modo a ser encontrada solução para este problema que em muito está a prejudicar a população da freguesia.

Também junto da EP-Estradas de Portugal, se tem diligenciado para a construção de passeios junto da EN 17-1 na Pedreira, bem como para a construção da conduta de águas pluviais na vala existente naquela zona.

Continua a ser dada especial atenção ás escolas existentes na freguesia, Pré-Primária do Vidual e Básica de Rio de Vide, colaborando com os professores, funcionários e pais dos alunos, naquelas que vão sendo as suas necessidades para melhor desempenharem as suas tarefas educativas.

Ainda na cultura e recreio temos vindo a levar às colectividades da freguesia, por ocasião dos aniversários das mesmas, espectáculos de índole cultural, como espectáculos de teatro ou musicais.

Nenhum comentário: