terça-feira, 28 de outubro de 2008

Esgotos em Lamas



































Estas imagens foram recolhidas em Lamas e ilustram uma fossa colectiva da localidade.


Temos aqui mais um exemplo de atentado à saude pública e ao ambiente por vários motivos. Por um lado, porque esgota detritos nos campos de cultivo, que entretanto os proprietários foram obrigados a deixar de cultivar e, por outro lado e ainda mais grave é que a fossa está a menos de 50 metros de várias habitações e de uma padaria.


O cheiro é nauseabundo e a grande distância já é possivel adivinhar o que nos espera. De realçar ainda o facto de ter sido colocada junto a uma fonte, que segundo alguns populares "era a mais antiga do lugar e dava água de qualidade."

Esta fossa foi construída há vários anos e foi feita a titulo provisório, mas entretanto passou a definitiva, com a chegada da actual presidente da Câmara. Pensou-se que o problema seria resolvido pois a "vontade era muita" e as prioridades passavam pelo saneamento pelo menos nas sedes de freguesia. Mas nem com apelos de populares e ofícios da presidente da junta, Etelvina Luís, eleita nas listas do PS, a situação se alterou.

4 comentários:

Anônimo disse...

Felizmente o PS está a começar a mexer em Miranda.É tempo de colocar um ponto final aos vendedores de ilusões que governaram os destinos autarquicos da nossa terra durante os ultimos anos e que os mesmos sejam confrontados com as realidades das nossa terra:
1-Não foi atraido investimento para a nossa zona Industrial que está completamente abandonada, sendo por isso evidente a falta de empregos em Miranda, pois as poucas industrias que existiam foram deslocalizadas para os concelhos vizinhos, fecharam ou atravessam graves dificuldades.
2-Agora foram colocados lotes à venda, para a instalação de empresas quando os concelhos vizinhos cedem os lotes gratuitamente.
3-Enquanto oposição a nossa presidente sempre disse que a água era cara para a qualidade que tinha. Pois nada fez para melhorar a qualidade, aumentou o preço e agora afirma que vai ter a situação resolvida em 2009 com as Aguas do Mondego. Assim espero, mas a obra não é só sua pelo que esperamos que não vá ser colocada uma lápide na inauguração, pois o que era uma critica feita ao executivo do PS é agora um costume. Tudo o que é inaugurado tem uma placa com o nome da Sra Presidente.
4-O saneamento foi feito em algumas aldeias, como no Espinho, mas na rua principal não existe. Constou-se na altura que era para não cortar o tapete que era novo, mas foi cortado entre Cadaixo e as Meãs e o tapete tinha sido colocado na mesma altura. Será que os habitantes do Espinho não são todos iguais? E em Cadaixo que só uma rua tem saneamento? E a Chapinha, Troia, Roçaio e Moita, não merecem?
5-Falou-se muito do investimento no "poço" da Senhora da Piedade de Tábuas, mas na verdade não se comenta o investimento no "belo" circuito existente entre o Panão e a feira da sardinha, que nem as pessoas que andam a pé à noite o utilizam.
Muito mais há para dizer, mas fica para uma próxima visita ao vosso blog.
Continuem o vosso trabalho, está na altura de mudar o rumo do nosso concelho.

corvo mirandense disse...

Passem pelo meu espaço....Sou corvo...de miranda
http://mirandadocorvopois.blogspot.com/

Anabela disse...

E o cheiro horroroso e nada saudável que se sente em Casais de são clemente, aldeia em que nos rios não corre água mas m....... essa mesma!
Onde está o saneamento que foi prometido, casa a casa, e de mão na mão pela doutora Fatima ramos?
Em tempo de campanha, entravam nas casas de todos e mais alguns a prometer água potável e esgotos, e afinal são piores do que todos os outros.
Fazem-se umas estatuecas de estética duvidosa, iluminam-se umas capelas( tudo obra de ilusão e mestria), enganam-se as pessoas com palavras complicadas e dificeis.... e estamos num concelho sem o essencial: Àgua potável( que é um direito )e saneamento.
Parabéns pelo blogue!
Anabela Esteves

Anônimo disse...

Já que falamos em Lamas.... Vieram cá uns "tècnicos" ver umas cenas relacionadas com a água e ( pasmen-se!!!!!!!!!!!!) A dita técnica e outros que acompanhavam, NÃO SABIAM que os filtros tinham que ser mudados de vez em quando?
Esta gente faz o quê, na Cãmara? Varrem o lixo?
TÈCnicos?? Deixem-me rir...