terça-feira, 21 de abril de 2009

A FORÇA DA VERDADE: O IC3 E A "TERCEIRA AUTO-ESTRADA".

O Partido Socialista foi, em Miranda do Corvo, o primeiro a defender a alteração do traçado do IC3 de modo a que a nova auto-estrada pudesse servir Miranda do Corvo e assim garantir uma boa acessibilidade dos mirandenses a Coimbra.

Em 2005, do programa eleitoral autárquico do PS, constava ainda a ideia de incluir no novo Plano Rodoviário Nacional um novo Itinerário Complementar, alternativo e paralelo à EN342, que ligasse a Auto-estrada A1 ao IC6, e com ligação ao IC3 no novo corredor. As duas propostas apresentam-se, tal como na altura, no mapa seguinte:


A nossa proposta era muito clara e, felizmente, o Governo do Partido Socialista levou a nossa ideia relativa ao IC3 em frente. O novo traçado do IC3 previsto na “Concessão do Pinhal Interior”, no troço Penela/Lamas/Coimbra, coincide exactamente com a solução proposta pelo PS Miranda. Além disso, a ligação do IC3 à A1, um pequeno troço do novo IC proposto, consta também da nova concessão, faltando ainda o troço que ligue o IC3 ao IC6. Nós citamos e apresentamos documentos que “falam por si”, outros citam conversas que tiveram com governantes e estudos que nada referiam a respeito do IC3.

Recentemente, a líder do maior partido da oposição veio a público dizer estar contra a “terceira auto-estrada Lisboa/Porto”. Depois de algumas interrogações, logo se entendeu que a Dra. Manuela Ferreira Leite se referia a dois troços sucessivos de auto-estrada, o primeiro do IC2 a norte de Coimbra e o segundo o troço do IC3 da concessão do Pinhal Interior. E se dúvidas pudessem existir, o cabeça-de-lista do PSD às Eleições Europeias, desfez as mesmas no programa Prós e Contras de ontem, onde deixou bem claro que se tratava dos troços em questão.

O PS Miranda do Corvo, porque defendeu desde a primeira hora o troço do IC3 em causa, não pode deixar de lamentar e estar contra a posição assumida pelo PSD nacional e de alertar todos os mirandenses para o facto de as posições defendidas pelo PSD poderem vir a comprometer gravemente o desenvolvimento do nosso concelho.

MIGUEL BAPTISTA
21 de Abril de 2009

Nenhum comentário: